AC IV

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Haiti's independence



Em quando a revolução Francesa se`` manifestava`` na Europa, um ``pais``, numa ilha centro-americana, era responsável por um processo de independência deste continente. Esta ilha se chama Haiti (uma das colônias mais ricas da franca), controlada por brancos, ricos e donos de propriedades, sendo um grande exportador de açúcar (também exportava rum e algodão). No Haiti os escravos eram submetidos a trabalho longo, o que era muito exaustivo, sem falar nos castigos que não paravam isso tudo foi alimentando o ódio deles sobre os burgueses, que os submetiam a trabalhos exaustivos, e não os davam direito>.

Em 1791 e que ``surge`` a revolta dos escravos (o que a estimulou foi à revolução Francesa), liderada por um negro chamado Toussaint Louverture, ele foi quem liderou a maior revolta de escravos da historia das Américas.

Essa revolta tinha com objetivo de acabar com as exigências dadas pelo pacto colonial francês, enquanto a elite estava preocupada em ter maior autonomia politica, os escravos queriam que ``fossem cumpridas`` aquelas ``leis`` de liberdade, igualdade e fraternidade (isso foi um ``jogo`` do governo para ``satisfazer`` os ``desejos`` e agradar o povão). Em 1891 os escravos conseguiram tomar a colônia, e três anos mais tarde em 1894 os jacobinos decidiram abolir a escravatura de todas as colônias. Porém em 1801 Louverture (líder dos escravos) queria mais, então tentou libertar os escravos da região da ilha colonizadora pelos espanhóis (hoje republica dominicana), porem para ``azar`` de Louverture, Napoleão acabara de assumir o poder na franca, como Napoleão era contra esse ato, mandou capturar e prender Louverture (Morreu na prisão).

Em 1804, o Haiti conquistou sua independência, porem o preço a ser pago tinha sido alto, sua economia estava acabada, isso justifica porque hoje e um dos países mais pobres do mundo.

BY LUCAS WB