AC IV

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Revolução indústrial






 Em meados do século XVIII e XIX, foi a partir daí que a revolução industrial ‘’surge’’, foi essa revolução que contribuiu para que o capitalismo se ‘’espalhasse’’ no mundo.
Mais afinal o que veio a ser a revolução industrial? Por que ela ‘’Surgiu’’?
A revolução industrial começou a se iniciar na Inglaterra, pois surgiu à necessidade d criar novos produtos, e de aumentar a sua produção, que deixou de ser as corporações de oficio (Os artesões, que fabricavam seus produtos ‘’sozinhos’’, em baixa escala), para serem as manufaturas (As empresas, que produziam em larga escala, gerando mais lucro), isso porque a Inglaterra queria ter uma economia planetária (Ser a maior economia do mundo).


A partir de tudo isso surge o capital (Descendente do capitalismo, e um dos principais nomes do capital é o de Karl Marx), surgindo também uma nova classe, denominada ‘’Classe alta’’ ou os Ricos. Naquele tempo, assim como hoje eram os ricos que ‘’comandavam’’.
Com o passar do tempo, surge o liberalismo econômico, que ‘’pensa’’ da seguinte forma: ‘’Eu vendo, exporto, importo e produzo do jeito que eu quiser’’.
Daí começa a produção em larga escala (indústrias), que era produzida pelos funcionários da indústria, cada funcionário fazia uma parte do produto (O produto era feitos em varias ‘’partes’’), assim um nunca sabia qual era a parte do outro, e nem sabia fazer outra parte sem ser a sua própria. Esses mesmos funcionários, quando trabalhavam, a mais, (a chamada hora extra) ao invés de receberem essa hora em dinheiro, eles ‘’recebiam’’ ‘’pontos’’ no seu banco de horas (você descansa quando puder, pelas horas extras), que foi chamado de MAIS VALIA por Karl Marx, que ‘’dizia’’ que isso era uma ‘’exploração’’ em cima dos funcionários, que trabalhavam para enriquecer os donos das indústrias (é o que acontece hoje, os ‘’pobres’’ se matam para conseguir se ‘’dinheirinho’’ para sustentar sua família enquanto se chefe fica no ‘’bem bom’’, não se importando com você, e sim o quanto você pode produzir em menos tempo). Nesta sociedade nos somos vistos como números, fazendo com que nos tornemos um ‘’homem maquina’’. Porem se você pensou que os donos das indústrias se deram por satisfeito, se enganou, pois eles ainda tiveram a grande idéia de baratear os produtos, porem deixando eles com uma vida útil e colocando’’obras primas’’ ‘’mais fracas’’, fazendo com que o produto quebrasse mais rápido, forçando o consumidor comprar outro Produto. Além do capitalismo tem também os seguintes sistemas de governo:
O Socialismo foi uma forma de governo que era totalmente contra o capitalismo e a revolução industrial, ele visava um país sem estado, é era contra a propriedade privada, contra os meios de produção, visando o bem geral (Porém quando ele foi ‘’implantado’’, nada disso aconteceu).
O comunismo também é contra alguns conceitos do capitalismo. O comunismo tem um estado, porém ele não manda apenas ‘’administra’’, visa um bem comum, propriedades coletivas, etc. Existem dois tipos de comunismo, sendo eles, o comunismo Primitivo (Seu precursor, Engenls), e o comunismo utópico (Seu precursor, Karl Marx).
Já no anarquismo, que como nos os outros também é contra o capitalismo, Temos uma ausência do governo, O povo ‘’manda’’ e tem direitos iguais e por ultimo e o mais importante, Não existe uma ‘’pirâmide social’’ no anarquismo. (os três sistemas de governo acima ‘’nasceram’’ das idéias iluministas).
Por fim, já que falamos ‘’mau’’ do capitalismo (revolução industrial), será que naquele momento se fosse implantado um sistema socialista ao invés do capitalista, ele daria certo?E o comunista?E o anarquista?Além de tudo, será que se um desses substituísse o capitalismo, o ‘’mundo estaria tão desenvolvido como hoje’’?

By Tracun (All Rights reserved)

Nenhum comentário:

Postar um comentário